Conheça outra realidade bem perto de você

Vamos falar de mudança?

Conheça outra realidade bem perto de você! Eu sempre ouvi falar do trabalho do TETO e queria contar um pouco sobre para vocês!

Há 10 anos no Brasil, o TETO trabalha pela defesa dos direitos de pessoas que vivem em favelas precárias, diminuindo sua vulnerabilidade por meio do engajamento comunitário e mobilização de jovens voluntários. E nesse mês, a ONG lança a campanha: “Conheça outra realidade bem perto de você”, que busca evidenciar a realidade de pobreza e privação de direitos vivida por essas pessoas.

Criada pela agência Leo Burnett, a campanha convida a sociedade a conhecer favelas do Brasil que possuem o mesmo nome de bairros, cidades e até países turisticamente famosos. Embora os nomes sejam os mesmos, a realidade vivida pelos moradores de São Francisco (SP), Beverly Hills (SP) e Malvinas (SP) é totalmente oposta à vivida nesses pontos turísticos.

Além de dar visibilidade para a pobreza do país, o objetivo da campanha é convidar voluntários para a COLETA, o maior evento de voluntariado realizado pelo TETO. Nos dias 8, 9 e 10 de abril, mais de 6 mil jovens voluntários estarão nas ruas das cidades de São Paulo, Campinas (SP), ABC (SP), Santos (SP), Rio de Janeiro, Curitiba (PR) e Salvador (BA), denunciando a realidade vivida nas favelas invisíveis do Brasil e arrecadando recursos para os trabalhos desenvolvidos pela ONG. Para participar, o voluntário deve acessar: teto.org.br/coleta.

“Por que ninguém ouve falar na São Francisco e na Beverly Hills da zona leste de São Paulo? Por que essas e outras 100 comunidades onde trabalhamos nesses últimos 10 anos parecem não existir? Elas são invisíveis ou nós não queremos enxergá-las? Estamos falando de milhares de pessoas vivendo em moradias precárias, sem saneamento, sem água potável, sem acesso a serviços básicos. Pessoas que lutam diariamente por seus direitos, sobrevivendo com uma renda de R$154,00 por mês*. Nossa campanha é mais do que um convite para conhecer essas comunidades, é uma passagem voluntária para o lado da transformação social. O primeiro destino é a COLETA: vamos nos juntar para construir uma sociedade mais justa”, afirma a Diretora Executiva da organização, Carolina Mattar.

 

*Renda per capta de uma pessoa vivendo abaixo da linha da pobreza (PNAD, 2013).
Quer saber mais sobre o TETO?


TETO é uma organização presente na América Latina e Caribe que busca superar a situação de pobreza em que vivem milhões de pessoas nas favelas mais precárias, por meio do engajamento comunitário e mobilização de jovens voluntários. Com a implementação de um modelo de intervenção focado no trabalho lado a lado com moradores de comunidades, o TETO busca construir moradias mais dignas, promover a educação de crianças de 4 a 10 anos por meio de oficinas de leitura, e envolver toda comunidade em projetos de melhoria para seus bairros.

O TETO está presente em 19 países: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, El Salvador, Guatemala, Haiti, Honduras, México, Panamá, Paraguai, Peru, Uruguai, Nicarágua, República Dominicana e Venezuela. Há 10 anos no Brasil, a organização já trabalhou em mais de 100 comunidades, construiu mais 2.400 casas emergenciais, desenvolveu 26 projetos comunitários e mobilizou mais de 30 mil voluntários.

2 comentários sobre “Conheça outra realidade bem perto de você

  1. Gostei muito, acredito na iniciativa destes que saindo da zona de conforto para trazer uma vida mais digna aos que não tem condições de uma moradia, além de trazer a oportunidade para futuros pensadores e cultivando o futuro do país.
    Parabéns Mayte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *